“Eros + Massacre” (Yoshishige Yoshida)

Hoje nosso blog traz uma breve análise a respeito do polêmico filme anti-imperialista japonês “Eros+Massacre” – imperdível pra quem aprecia narrativas agressivas e personagens com um quê de decadência. O filme relata a trajetória do famoso anarquista Sakae Osugi, morto pelas autoridades japonesas logo após o terremoto que abalou Tóquio em 1923. A história é contada através da ótica de três mulheres: Yasuko, sua esposa, Itsuko, sua segunda esposa, e Noe Ito, a amante. Enuncia-se também uma trama paralela, numa Tóquio já moderna – essa porção da história apresenta um casal de estudantes inquietos e ambivalentes, em suas constantes discussões acerca do amor livre e do caos.

O titulo em sí já evoca o domínio do conflito entre o amor e a morte, noção que é levada à diante e elevada à graus expressivos ao decorrer de todo o filme – os personagens contemplam o assassinato, discutem sobre o suicídio e, é claro, praticam sexo vigorosa e repetidamente em cenas bastante irreverentes. Tudo isso à luz de uma atmosfera [intencionalmente] nuclear e apocalíptica, que dialoga com as crises naturais e os escândalos políticos que o Japão enfrentava na época.

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Today I’ll write a brief analysis regarding the polemic inti-imperialista Japanese movie “Eros+Massacre” – a must-watch for those of you who appreciate aggressive plots and characters with a touch of decay. The film reports the trajectory of famous anarchist Sakae Osugi, killed by the Japanese authorities right after Tokyo underwent the 1923 earthquake. The story is told though the optics of three different women: Yasuko, his wife, Itsuko, his second wife, and Noe Ito, the lover. There’s also a plot set in parallel to this one, in an already modernized Tokyo – this portion of the story shows a couple of ambivalent, rebel students and their constant discussions about free love and chaos.

The title itself already evokes the realm of the conflict surfacing love and death, a notion that is held throughout the whole movie – the characters contemplate murder, suicide, and frequently get into vigorous sexual intercourse in very irreverent scenes. Everything emerged in a nuclear, apocalyptic atmosphere that sustains a dialogue with the natural crisis and the political scandals faced by Japan at that time.

 

eros_plus_massacre0

Segue o link do filme:

2 thoughts on ““Eros + Massacre” (Yoshishige Yoshida)

  1. AMO esse filme!!!!!!!!!!!

  2. tenho restrição com filmes orientais

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